Bastos & Lima | Engenharia

  • bastoselima.eng@gmail.com
  • (11) 4962-6518
[]

Gerenciamento e Consultorias de Obras

GERENCIAMENTO

Gerenciar uma obra significa administrar, simultaneamente, o cumprimento do cronograma e a previsão financeira, gerindo profissionais com formações e comportamentos diversificados. Caso isso não ocorra, poderá haver inúmeras perdas, tanto no aspecto financeiro quanto no emocional, comprometendo a qualidade e o tempo.

Quem já participou de construções ou reformas mal administradas pode enumerar seus transtornos.

Além de a equipe de profissionais ser grande e diversificada (técnicos de ar-condicionado, montadores de móveis e divisórias, colocadores de carpetes e pisos, pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, gesseiros, vidraceiros, serralheiros, paisagistas etc.) e, portanto, necessitar de coordenação e supervisão constantes, deve-se atentar para dois aspectos muito importantes: a previsão financeira, que requer constante monitoramento, e o cronograma executivo, que, caso não é cumprido, pode, além de causar dissabores, gerar gastos em virtude de pagamentos de novas diárias, alimentação, entre outros.

Infelizmente, não é raro deparar com obras mal-acabadas, ou ainda encerradas antes do término justamente por falta de verba.

O gerenciamento é parte de qualquer obra, devendo ser compreendido como um investimento indispensável. Mesmo com os custos envolvidos na contratação do gerenciador, os ganhos são significativos: rapidez na conclusão dos prazos, segurança nas informações e confiança no suporte técnico são, com toda certeza, fatores que reduzem o estresse do cliente e justificam esse serviço.

O gerenciador é o técnico responsável pela execução da obra, ou seja, é aquele profissional que concretizará as ideias concebidas em projetos.

Desta forma, será responsável por:

a – Contratar mão de obra especializada;

b – Coordenar cada profissional individualmente, em todas as etapas;

c – Escolher materiais e acabamentos, e acompanhar sua utilização, evitando desperdícios;

d – Respeitar e cumprir o orçamento e o cronograma;

e – Zelar pela fiel execução dos projetos.

Alterações podem ser necessárias no decorrer da obra em razão de imprevistos, e nesses casos o bom gerenciador mostrará a melhor solução, sem comprometer o projeto aprovado.

 

CONSULTORIA

Auxiliamos nossos clientes nas decisões de sua construção ou reforma, explicamos ao cliente todos os caminhos possíveis na tomada de decisões, avaliamos de forma conjunta o projeto e decidimos prós e contras, afim de atingirmos a melhor solução para com o cliente. Trabalhamos com total atenção e respeito com nossos clientes, visando qualidade e sucesso na realização de seu sonho.

 

Fonte de pesquisa texto de Gerenciamento: Fórum da Construção (Arq. Fabio Rocha/Silvia Rocha)