Bastos & Lima | Engenharia

  • bastoselima.eng@gmail.com
  • (11) 4962-6518
[]

Projetos e Aprovações

Importância de projetos para aprovação e regularização junto aos órgãos competentes.

Projetos seguem a seguinte linha de raciocínio: planejamento, execução e controle de uma obra. Com projetos a execução de uma obra torna-se mais segura, pois as necessidades do usuário são entendidas e transformadas na melhor solução arquitetônica, o que inclui não só a estética, mas também as condições de habitação (segurança), acesso e conforto.

Os projetos seguem a seguinte linha de fases para aprovação:

– Ante-Projeto: envolvidos projetos de arquitetura (também elaborados por Engenheiros), estrutura e instalações;

– Projeto Legal: projeto de arquitetura entregue juntamente com os documentos necessários ao órgão fiscalizador;

– Pré-Executivos: todas as modalidades envolvidas (inclusive projetos específicos, como paisagismo, luminotécnica, decoração, etc);

– Executivos e/ou liberação para obra.

Após análises do órgão fiscalizador, é emitido alvará para construção, sendo que, este poderá ser aprovação e execução para edificação nova, aprovação e execução de reforma, dependendo do caso;

A regularização acontece quando o imóvel é construído de forma irregular, não respeitando as restrições e índices urbanísticos que devem ser atendidos no projeto, contendo quadros explicativos da legislação de parcelamento, uso e ocupação do solo.

Uma obra com projeto e aprovada no órgão competente, torna-se mais valorizada e ainda é possível obter financiamento para venda, junto à Caixa Econômica Federal, além de evitar multas no caso dos fiscais da prefeitura autuarem a construção irregular.

Consulte os tipos de projetos na qual desenvolvemos!